Release: Cinear-te Brasileiro- A última semana de Cinema de 2010 está chegando
O Cinear-te despede-se de 2010 trazendo o último ciclo cinema. O projeto idealizado em conjunto com a UFSM e URI traz para as discussões o Cinema Brasileiro. O evento acontece no auditório da URI, às 20hrs, dos dias 23 a 26, agora em novembro.
O professor Cássio Tomaim, um dos responsáveis pelo projeto, espera a participação do público para conhecer um pouco mais e discutir o cinema nacional: “Agora que já pensamos o cinema argentino e italiano, nada melhor do que encerrar o ano pensando no Cinema Brasileiro” – completa ele.
A semana de Cinema Brasileiro encerra o ano e também os ciclos de nacionalidades. Para o ano que vem, o público pode esperar por ciclos com temáticas. Veja abaixo os filmes deste ciclo:
• Dia 23: Terra em transe. Filme do cineasta Glauber Rocha, produzido em 1967. O filme tem duração de 106 minutos e debate a época da ditadura militar em nosso país.
• Dia 24: Aleluia Gretchen. Filme de Sylvio Back. Realizado em plena ditadura militar (1976), o filme discute a atuação de adeptos do nazismo no país. Tem duração de 118 minutos.
• Dia 25: Amarelo Manga. Filme de Claúdio Assis realizado em 2003. Retrata a vida de personagens suburbanos de Recife, que se envolvem em armadilhas e vinganças, em um universo marcado por desejos irrealizáveis, pela busca incessante da felicidade.O filme tem duração de 100 minutos.
• Dia 26: Estômago. Filme de 2007, dirigido por Marcos Jorge. Com duração de 112 minutos, o filme é uma história irreverente sobre como o cozinheiro Raimundo Nonato colocado em uma situação limite, a prisão, consegue conquistar poder por meio de seus dotes culinários. Um filme universal, "uma fábula nada infantil sobre o poder, o sexo e a culinária".
O projeto Cinear-te surgiu de uma parceria entre Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Universidade Regional Integrada (URI) com o objetivo de despertar o interesse pelo cineclubismo e resgatar a cultura cinéfila em Frederico Westphalen. Participam da iniciativa, professores da UFSM/Cesnors, URI e Colégio Agrícola, além de acadêmicos do curso de Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo do Cesnors.
Durante o segundo semestre deste ano, foram realizados os primeiros três ciclos. Em junho ocorreu o Ciclo Italiano, em setembro o Ciclo Argentino e em outubro o Ciclo da Animação.
0 comentários:
Postar um comentário